terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governador firma "Pacto do bem" com bispos católicos do Pará


Um pacto pelo bem” foi estabelecido pelo governador Simão Jatene e a Igreja Católica no Estado, durante reunião nesta segunda-feira, 29, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Norte 2. No encontro, além do governador, a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, os secretários de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes, e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), José Acreano, discutiram sobre assuntos como segurança e educação com os 16 bispos católicos no Pará, que expuseram as principais dificuldades observadas pelos religiosos.
“Se a Igreja se dispuser a integrar esse pacto, posso garantir que o Estado estará junto com vocês por uma Cultura de Paz. O que pudermos fazer para resolver os problemas sociais, os senhores podem ter no governo do Estado um parceiro. Sem duvida teremos muitos desafios e não vai ser fácil, mas sei que nós vamos inaugurar uma experiência única, em um pacto pelo bem”, garantiu Simão Jatene.
Para o presidente da CNBB Norte 2, Dom Jesus Cizaurre, a parceria tem tudo para render frutos. “Nosso objetivo é fazer com que a sociedade tenha confiança de que é possível mudar essa cultura de violência e que o Estado pode sim ajudar a promover a transformação social. E acreditamos nisso”, declarou, ressaltando que um dos grandes empecilhos encontrados pela Igreja, até mesmo para apoiar ações do governo, era em não ter um canal de comunicação com o mesmo.
Izabela Jatene, por meio do Pro Paz, foi escolhida para ser esse canal. “Na questão de violência e da educação, por exemplo, reconhecemos que são problemas de difícil solução, mas entendemos que eles se agravam quando a sociedade não tem canais de comunicação com o governo, porque assim as necessidades não chegam até o governador. A escolha da Izabela (Jatene) como nossa intermediária, tanto nos problemas ligados a questão da violência, sobretudo juvenil, quanto na questão da educação acredito que, objetivamente, é o saldo mais positivo dessa reunião”, avalia Dom Jesus.
Segundo Izabela, a interlocução do governo do Estado, através do Pro Paz, com a CNBB, vem em um momento fundamental. “Nós sabemos o quanto ela é uma instituição forte e o quanto dispõe de capilaridade, que muitas vezes consegue chegar onde nós não conseguimos, com organizações institucionais tradicionais e burocráticas, que é a nossa lógica governamental. O que sempre digo é que as igrejas tem um papel fundamental na transformação social, desde que elas estejam apoiadas por outra rede executiva institucional. E com essa reunião, essa rede está estabelecida”, afirmou.

O próximo passo deverá ser dado pelos bispos, que deverão elencar e repassar os temas prioritários e suas propostas de atuação. “O que mais queremos é colaborar”, garantiu Dom Jesus. De acordo com Izabela Jatene, ainda nesse primeiro momento, um plano será elaborado para que nas ações “se trabalhe de forma organizada e conjunta”.
Amanda Engelke - Secom

Fundo Ver-o-Sol abre inscrições para cursos

No período de 29 de agosto a 14 de setembro, o Fundo Ver-o-Sol realiza inscrições para cursos gratuitos de capacitação profissional. Para participar é necessário se inscrever na sede do Fundo e apresentar os documentos originais de identidade, CPF, comprovante de residência de Belém e uma foto 3x4. No momento da inscrição também é obrigatório informar e-mail e telefone para contato.

Neste período de inscrições, a população poderá participar dos cursos de informática básica e avançada, espanhol, garçom, gestão empreendedora, noções de contabilidade, manipulação de plantas, produção de cosméticos, aprender a empreender, gestão de pequenos negócios, boas vendas – como vender mais e melhor, plano de negócios e atendimento ao cliente.

Os cursos oferecidos pelo Fundo Ver-o-Sol fazem parte dos programas de Competências Gerenciais, Inclusão Digital, Farmácia Nativa e Restaurante Popular, e têm por objetivo a geração de trabalho e renda dos moradores de Belém.

Serviço - O Fundo Ver-o-Sol fica na Avenida Cipriano Santos, nº 40 - São Brás (ao lado do Banco do Brasil e próximo ao terminal rodoviário). O atendimento é realizado das 8h às 13h (são entregues 200 senhas por dia). Mais informações pelo telefone: 3236-1886.

Jaqueline Roriz chora e acaba absolvida na Câmara Federal


Jaqueline Roriz chora e acaba absolvida (Foto: Valter Campanato/ABr)
Deputada afirma que irá resgatar sua capacidade política (Foto: Valter Campanato/ABr)










A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi mantida no cargo. Eram necessários 257 votos para que Roriz fosse cassada, mas o relatório reuniu apenas 166 votos ante 265 contra a medida. A votação também teve 20 abstenções.
Durante seu discurso de defesa na Câmara, no início da noite desta terça-feira, a deputada federal chorou e afirmou ter a “certeza de que irá resgatar sua capacidade política”.
Em março a deputada foi flagrada em vídeo recebendo cerca de R$ 50 mil de Durval Barbosa, pivô do escândalo do mensalão do DEM.
“O juiz político de meus atos é um só: os eleitores de Brasília... Em 2006 [época da gravação do vídeo], eu era uma cidadã comum, não era deputada nem funcionária publica. Portanto, não estava submetida ao Código de Ética do Parlamento”, afirmou Jaqueline em sua defesa.
Jaqueline ainda culpou a imprensa pelo escândalo. “A imprensa divulga em letras garrafais a suposta irregularidade. A minha inocência, entretanto, foi citada apenas em algumas meras notas de jornais”, reclamou. (Band.com)

Sessão discute combate à homofobia


Sessão discute combate à homofobia (Foto: Ascom Alepa)
(Foto: Ascom Alepa)










Os deputados estaduais realizaram ontem (29), uma sessão especial de debate e de combate à Homofobia. O evento contou com a presença de representação dos diversos Movimentos LGBTs - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, além de esferas estaduais. A sessão aconteceu a pedido do deputado Edilson Moura (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará.

O dia 29 de agosto é o dia da Visibilidade ao Combate a qualquer tipo de violência aos homossexuais, como a Homofobia, Transfobia, a Lesbofobia. O autor do pedido da sessão especial revezou a presidência dos trabalhos com o deputado Manoel Pioneiro (PSDB), presidente da Alepa, que coordenou os trabalhos até o final.

“Só o fato de se debater abertamente a homofobia no Brasil já é um avanço, até  porque há alguns anos, nós não podíamos nem fazer esse debate pois as pessoas que tinham a sua orientação sexual diferente da hetero se escondiam porque sofriam todo tipo de preconceito, e de discriminação”, comemorou o deputado Moura. Para ele, entretanto, apesar do preconceito e da discriminação ainda existirem, “mais pessoas assumem sua orientação e permitem o debate aberto, na procura de encontrar alternativas na luta contra a homofobia”, disse.

Ele ressaltou ainda a necessidade do Estado ter políticas públicas voltadas para as comunidades LGBTs, voltadas para as minorias em geral, pois, com políticas públicas se combate o preconceito e a descriminação. “Me refiro a políticas públicas serem implementadas não somente nos órgãos que tradicionalmente já o fazem”, falou o parlamentar, referindo-se à Sespa, na prevenção de doenças; da Segurança Pública, no  combate à violência; na Defensoria Pública, para defender os direitos dos oprimidos e discriminados. “É necessário criar políticas afirmativas de referência a comunidade LGBTs em todas as áreas do Estado”, defendeu.

Para Janaina Oliveira, do Conselho Nacional de Diversidade Sexual do Ministério de Direitos Humanos da Presidência da República, a sessão especial foi uma oportunidade para que as lésbicas e os bissexuais pedissem aos parlamentares mais direitos, mais atenção, e que de fato representem estes segmentos na busca de mudança de concepção na sociedade e para torná-la mais igualitária.

“Para nós é muito importante a realização da sessão porque o movimento lésbico e das mulheres bissexuais é muito tímido. A gente sempre fez atividades a portas fechadas e nunca revelando ao público aonde estávamos e quantos dias eram de debates, com receio das reprasálias”, relembrou Janaína da Costa, do Conselho Nacional de Diversidade Sexual do Ministério de Direitos Humanos da Presidencia da República.

Para Paulo Lessa, da coordenação da Associação Nacional de Gays, o problema da homofobia não está somente afetando os homosexuais. “É preciso conscientizar a população para se combater a homofobia. Hoje, as agressões não se limitam aos gays, mas chegaram até os heterosexuais, incluindo pai e filho porque estavam abraçados. Os homofóbicos os agrediram como se fossem homosexuais”, disse. Para Lessa, o recrudescimento da violência contra homosexuais, é uma doença. “Essa doença da homofobia vem cada vez mais se agravando devido a falta de políticas públicas  que garantam a defesa dos homosexuais. É preciso uma luta em defesa de direitos de cidadania, de sobrevivência da comunidade homosexual”, defendeu. (Dol com informações da Alepa)

Calendário de Atividades do Mês de Setembro de 2011 - Confira

Instituto Ecoar

Inec

“Para que todos sejam um”.

Informes Ecoar
O Presidente do Instituto Ecoar – Inec, no uso de sua atribuições, torna público as informações referentes as atividades do Mês de Setembro de 2011:

Atividade
Dia
Data
Hora
Local
Treinamento de Lideranças
Sexta a Quinta
01 a 07
Dia
Ilha de Caratateua – Belém/Pa
Assembléia Geral
Sábado/Domingo
03 e 04
Dia
Ilha de Caratateua – Belém /Pa
Feira Pan Amazônica do Livro
Quinta, Sexta, Sábado e Domingo
08 a 11
A definir
Hangar centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Ingresso de Novos Integrantes - Encontro
Sábado
10
14h
A definir
Torneio de Futsal
Sábado e Domingo
17, 18, 24, 25
Manhã e Tarde
Quadra da Escola Mª Stellina Valmont – Terra Firme
Encontro Mundo Jovem
Domingo
18
Tarde
Paróquia Santa Mª Goretti - Guamá

Novo Cronograma Mensal de Atividades semanais:
Aos Sábados:
1º Sábado: Encontro Temático (Ocorrerá no treinamento) – G1
2º Sábado: Encontro de Conivência – G2
3º Sábado: Encontro Temático – G3
4º Sábado: Reunião Geral - Diretoria
As Quartas Feiras:
Zoeira Jovem / Cabana Ecoar: Cada quarta feira assume um GT diferente
Belém – Pará, 30 de Agosto de 2011
“Para que todos sejam um”

Albertino Luiz Ramos Cardoso
Gestor social
Presidente Nacional do Inec

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29 de Agosto: Dia Mundial de Combate ao Fumo


29 de agosto: dia mundial do combate ao fumo
Que o cigarro faz mal e é o causador de muitas mortes é de conhecimento popular. São mais de 4,7 mil substâncias presentes no cigarro e, entre elas, podemos citarformol, fósforo, amônia e naftalina, além de elementos radioativos e agrotóxicos.
Os fumantes, em sua maioria, sabem que correm riscos de desenvolver mais de 50 doenças, como câncer, necrose, hipertensão, infarto, angina, impotência e derrame (AVC), mas nem sempre é o suficiente para parar de fumar.

Estatísticas

Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, 5,5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de alguma enfermidade relacionada ao tabaco, que inclui cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbo. Só no Brasil, são 200 mil mortes. Os dados ficam ainda mais alarmantes: nove pessoas morrem por hora em decorrência do fumo; e o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão; 80% dos enfisemas, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos do miocárdio.
 Cigarro e doenças
E não para por aí: o tabagismo passivo é estimado como a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo e perde apenas para o fumo ativo e o alto consumo de álcool. Segundo a pesquisa Interheart, realizada com 27 mil pessoas, o tabagismo pode aumentar em três vezes o risco de ataque cardíaco, bem como a quantidade de cigarros fumados. Para quem fuma menos de dez cigarros diariamente, a chance aumenta 1,6 vez; para quem fuma entre 10 e 19 cigarros, o risco aumenta 2,5 vezes. Já quem fuma mais de 20 cigarros por dia, pode ter o risco aumentado quase cinco vezes.
 Tabaco diminui efeito de antibióticos

Cigarro e antibióticos

A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, de Campinas/SP, em parceria com a área de Farmacologia da Faculdade de Odontologia da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - realizou um estudo com 20 fumantes e 20 não fumantes e comprovou que o cigarro diminui a ação de antibióticos no organismo.
O medicamento utilizado foi o metronidazol, receitado para tratamentos como gengivite e periodontite, além de problemas ginecológicos. O resultado mostrou que as substâncias do cigarro interferem na metabolização da droga, quando ministrada via oral.

Cigarro e pílula anticoncepcional

A combinação do cigarro com as pílulas anticoncepcionais também pode ser bombástica. Segundo o Dr. Nilo Bozzini, professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo, essa associação aumenta a possibilidade de tromboses e embolias pulmonares. Isso, mesmo a mulher sendo menos propensa a doenças vasculares que o homem, graças aos hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, que a "protegem".
Porém, com o uso da pílula, o estrogênio fica com os níveis alterados e acaba por formar coágulos nas artérias, o que gera aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do bom (HDL). A Dra. Denise Coimbra, ginecologista e obstetra da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo- ressalta que os anticoncepcionais e a nicotina são vasos constritores, o que provoca a contração das paredes dos vasos sanguíneos.
 pílulas anticoncepcionais
Problemas de colesterol, hipertensão e/ou diabetes, aliados ao fumo formam o que se chama de quarteto mortal. Quando dois desses fatores estão ligados, aumentam os riscos de doenças vasculares periféricas, como varizes, erisipela, flebite e AVC. 
Fonte: bbeluol.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011

Arcebispo de Campinas Dom Bruno Gamberini. Conheça a Vida deste Homem de Deus

Dom Bruno Gamberini

Trajetória de Vida deste Homem de Deus



Brasão Episcopal

Dom Bruno Gamberini

6º Bispo e 4º Arcebispo Metropolitano de Campinas
 


Nasceu em Matão, SP, no dia 16 de julho de 1950, festa de Nossa Senhora do Carmo e Ano Santo do Dogma da Assunção. É filho do Sr. Armando Gamberini (falecido em 1987) e da Sra. Tirsi Castellani Gamberini, terceiro filho entre um irmão e três irmãs. Foi batizado, crismado e recebeu a Primeira Eucaristia na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão.
Completou o curso primário no Grupo Escolar Estadual “José Inocêncio da Costa” e na Escola Estadual “Prof. Henrique Morato”, em Matão. Completou o segundo grau e a Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1968-1970) e Teologia no Studium Theologicum, filiado à Universidade Lateranense de Roma, em Curitiba, PR (1971-1974). Cursou, ainda, Canto Coral e regência, na Pró-Música de Curitiba.
Foi ordenado Diácono na Catedral de São Carlos em 02 de dezembro de 1973 e Presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, no dia 11 de dezembro de 1974, por Dom Constantino Amstalden, Bispo da Diocese de São Carlos. Como Padre foi Coordenador de Estudos e Professor de Filosofia (1975-1977) e Reitor da Filosofia (1991-1995); Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos (1978-1979); Pároco de Ribeirão Bonito, SP (1979-1981); Primeiro Juiz Auditor da Câmara do Tribunal Eclesiástico de São Carlos (1980-1984) e depois Notário do Tribunal até 1995; Reitor do Seminário de Teologia de São Carlos em Campinas, SP (1982-1986). Foi Pároco de Itajobi e Marapoama (1987-1989), Vigário Cooperador da Catedral de São Carlos (1983-1995), ajudando nas Igrejas de São Benedito e São Judas Tadeu. Foi nomeado Cônego Honorário do Cabido da Catedral de São Carlos, em 19 de março de 1983.

O Santo Padre, o Papa João Paulo II, nomeou Dom Bruno o 4º Bispo Diocesano de Bragança Paulista em 17 de maio de 1995. Foi ordenado Bispo no dia 16 de julho de 1995, na Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos, SP, sendo sagrante Dom Constantino Amstalden e Bispos Consagrantes, Dom Antônio Pedro Misiara, 3º Bispo de Bragança, e Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Bispo Auxiliar de Salvador da Bahia. Tomou posse da Diocese em 20 de agosto de 1995. Seu lema episcopal é Nomen Domini Benedictum – Bendito o nome do Senhor.
Como Bispo é Assessor da Pastoral da Criança no Regional Sul 1 desde 1996; Bispo representante do Sub-Regional Campinas na representativa do Sul 1; Membro do Conselho Pastoral do Sul 1 (1999).
No dia 02 de junho de 2004, o Papa João Paulo II nomeou Dom Bruno Gamberini como 6º Bispo e 4º Arcebispo de Arquidiocese de Campinas. Dom Bruno tomou posse no dia 1º de agosto de 2004, em Missa Solene, às 10h00, na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no Guanabara, em Campinas, em razão das obras de restauro que estavam sendo feitas na Catedral Metropolitana. Estiveram presentes Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito de Campinas, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico, vários Bispos do Brasil, grande número de Presbíteros, Diáconos e Seminaristas, familiares, Prefeitos da região de Campinas, o Exmo. Sr. Vice-Governador do Estado de São Paulo, Dr. Cláudio Lembo, e cerca de 2000 pessoas que acolheram com grande alegria e festa a Dom Bruno.
Dom Bruno tem demonstrado ser, pela sua dedicação, trabalho e amor à Igreja de Jesus Cristo e a seu rebanho, um digno sucessor dos Bispos que fizeram história em Campinas. Sua simpatia e simplicidade são marcantes e têm cativado o povo da Arquidiocese.


Datas Marcantes

Nascimento: 16/07/1950 – Matão, SP
Ordenação Sacerdotal: 11/12/1974 – Matão, SP
Eleição Episcopal: 17/05/1995 – Bragança Paulista, SP
Ordenação Epicopal: 16/07/1995 – São Carlos, SP
Posse: 20/08/1995 – Bragança Paulista, SP
Eleição Arquiepiscopal: 02/06/2004 – Campinas, SP
Posse: 01/08/2004 – Campinas, SP
Ordenado Padre por:
Bispo Dom Constantino Amstalden †
Foi seu Principal Consagrante:
Bispo Dom Constantino Amstalden †
Foram seus Principais Co-Consagrantes:
Bispo Dom Antônio Pedro Misiara †
Arcebispo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques
Foi o Principal Consagrante de:
Bispo Dom Pedro Carlos Cipolini
Foi o Principal Co-Consagrante de:
Bispo Dom José María Pinheiro
Arcebispo Dom Sérgio da Rocha
Bispo Dom Francisco Carlos da Silva

Linhagem Episcopal – Sucessão Apostólica.

* Arcebispo Dom Bruno Gamberini (1995)
* Bispo Dom Constantino Amstalden † (1971)
* Arcebispo Dom Antônio Maria Alves de Siqueira † (1947)
* Dom Carlos Carmelo Cardeal de Vasconcelos Motta † (1932)
* Arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral † (1918)
* Dom Joaquim Cardeal Arcoverde Albuquerque Cavalcanti † (1890)
* Dom Mariano Cardeal Rampolla del Tindaro † (1882)
* Dom Edward Henry Cardeal Howard † (1872)
* Dom Carlo Cardeal Sacconi † (1851)
* Dom Giacomo Filippo Cardeal Fransoni † (1822)
* Dom Pietro Francesco Cardeal Galeffi † (1819)
* Dom Alessandro Cardeal Mattei † (1777)
* Dom Bernardino Cardeal Giraud † (1767)
* Papa Carlo della Torre Rezzonico † (1743)
* Papa Prospero Lorenzo Lambertini † (1724)
* Papa Pietro Francesco Orsini de Gravina, O.P. † (1675)
* Dom Paluzzo Cardeal Paluzzi Altieri Degli Albertoni † (1666)
* Dom Ulderico Cardeal Carpegna † (1630)
* Dom Luigi Cardeal Caetani † (1622)
* Dom Ludovico Cardeal Ludovisi † (1621)
* Arcebispo Dom Galeazzo Sanvitale † (1604)
* Dom Girolamo Cardeal Bernerio, O.P. † (1586)
* Dom Giulio Antonio Cardeal Santorio † (1566)
* Dom Scipione Cardeal Rebiba †