A Região Metropolitana de Belém parou ontem para ver a imagem da santa passar. Primeiro evento do calendário das 11 romarias do Círio 2011, o traslado reuniu aproximadamente 1,1 milhão de pessoas que abandonaram seus afazeres para receber as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré. Romaria mais longa e mais demorada do Círio, o traslado saiu da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, às 8h30, após a Santa Missa, e chegou à Igreja Matriz de Ananindeua às 21h, depois de passar pelo Icuí-Guajará e Marituba. Foram 55 longos quilômetros de romaria percorridos em mais de 12 horas.
Após a saída da Basílica, a atenção dos católicos foi desviada para o percurso rodoviário, que exigiu forças daqueles que o acompanharam e lágrimas de quem aguardou sua aparição. Logo na primeira parada, no Hospital Ophir Loyola, já era difícil conter a emoção. Familiares, doentes, médicos e funcionários tentavam ficar o mais perto possível da imagem, clamando por saúde, paz e atenção da padroeira, que desceu da berlinda e se deixou tocar por dezenas de mãos devotas. Muito emocionada, Socorro Fidelis foi uma das felizardas. “Queria agradecê-la por ter curado o meu pai, porque só ela cura, salva e nos dá vida”, disse após encostar delicadamente no manto.
De lá, a procissão seguiu para São Brás e só parou novamente no Colégio Souza Franco, onde foi saudada pela banda de música da escola. Sempre ao passar por outras unidades de saúde, o carro que conduzia a berlinda, que levava também o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, o bispo auxiliar Teodoro Tavares e o diretor coordenador da Festa de Nazaré, César Neves, diminuía a velocidade para que todos pudessem louvar Nossa Senhora.
Homenagem do Grupo RBA
Mesmo com tantas homenagens, cantadas, choradas e declamadas em pequenos carros som, a romaria seguiu com agilidade e alcançou o Pórtico de Belém às 11h. No local, houve uma pausa para que a imagem percorresse a obra recém-inaugurada nas mãos do prefeito Duciomar Costa, que a entregou depois ao prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. “É uma emoção indescritível, um momento emocionante para todos nós”, disse erguendo a imagem diante da população.
Do outro lado da BR-316 o trânsito seguia lento porque a maioria das pessoas não resistiu em assistir também à procissão. Passageiros foram para as janelas para enxergar melhor e até os motoristas deixaram rapidamente seus postos para fazer registros da Santa. “Esse aqui é o meu Círio, é a minha oportunidade de rezar tão perto dela”, disse a dona de casa Silvana Lima, que se equilibrava em uma só bicicleta com seus três filhos. Esforço ainda maior fazia o atleta Jorge Nogueira. Ao meio-dia, ele aproveitava a parada embaixo do Elevado da Mário Covas para se refrescar. E garantia, “a fé é a melhor preparação”
Imagens de Mãe e Filho num belo encontro emocionante na Cidade de Marituba
A Multidão se emociona ao tocar no Manto da Imagem da Virgem de Nazaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário