sábado, 16 de abril de 2011

Novo Colégio de Diretores toma Posse!

Foi na tarde deste Sábado 16 de abril de 2011 às 14h30, que o Sr. Albertino Luiz Ramos Cardoso, Presidente do Inec deu posse a nova diretoria do Instituto.
Tal mudança se deu por conta da saída do Presidente Coadjutor Adrielson Lopes, que foi transferido de domicílio para a Capital da República: Brasília. Na ocasião terminou a validade da provisão Pro-tempore da Diretora Secretária Dayana Cristina de Oliveira da Silva.
 Na ocasião foram empossados os diretores novo após uma longa e delicada escolha.
Compõe a Nova direção do Inec:
Presidente Coadjutora: Ana Daniele Costa Pantoja;
Vice Presidente: Léo Willy dos Santos Teixeira;
Diretor Geral: Johnatah dos Santos Lisboa;
Diretor Secretário: Rafael Fernando dos Santos e Silva;
Diretora Financeira: Ana Tereza Costa Pantoja;
Diretor Adjunto de Finanças: Lucas de Oliveira Rodrigues;
Diretor Chefe da Monitoria: Bruno Silva da Costa.

Na Ocasião o Presidente renovou o Status de quatro Monitores:
Dayana Cristina de Oliveira da Silva
Renan Silva Reis
Gabriel Mateus Mendonça de Souza
John Costa da Silva.




Esta nova diretoria estará administrando a instituição pelos próximos dois anos. Parabéns aos novos Diretores.
Sejam bem vindos a Família Ecoar.

Saudações Cordiais!!!!

Inec realiza visita oficial a Ilha de Caratateua

Os Integrantes e o Colégio de Diretores juntamente com os monitores do Inec, estiveram no período de 06 a 10 de Abril 2011 na Ilha de Caratateua mais conhecida como Outeiro, Distrito Administrativo da Capital Paraense realizando a Visita Oficial. Esta visita é parte integrante das ações de descentralização do Inec na Região Metropolitana de Belém.
A comitiva visitou os Pontos mais importantes da Ilha, bem como a Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira, referência na Educação Ambiental na Capital Paraense onde fomos recebidos pelo Prof. João Luís Coordenador Pedagógico da Educação Técnica da Escola.
                                                Prof. João Luís Apresentando a Escola Bosque












Outro Ponto que foi visitado foi a Escola Estadual do Outeiro. O Prof. Reginaldo, Vice Diretor da Tarde recebeu a comitiva do Instituto em nome da Diretora.
Apresentou os desafios da Educação estadual na Ilha bem como os problemas que a Escola Possui por conta de sua localização.


A Escola do Outeiro possui uma estrutura magnífica. São treze salas de aula, sala de informática, hall para atividades livres, quadra de esportes e vários outros espaços pedagógicos que traduzem a necessidade da aquisição da educação como um todo.


Na ocasião da visita, a Escola estava sendo equipada pelo Governo do Estado com as novas carteiras para serem utilizadas pelos alunos durante as aulas.
Além das duas Unidades Escolares, a comitiva fez corpo-a-corpo na feira da Avenida N.Sra da Conceição, Visitou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição das Ilhas, Santuário Bom Jesus dos Navegantes, Vários estabelecimentos comerciais a fim de conhecer a realidade local para que a instituição posse implantar atividades de melhoria da qualidade de vida e da educação como um todo.

Emoção marca enterro do corpo de Hélio Gueiros

Ao som de 'Como é o grande o meu amor por você', de Roberto Carlos, a esposa, filhos, irmãos, netos, sobrinhos, amigos e pessoas próximas a família, se despediram de Hélio Mota Gueiros, ex-governador do Pará e ex-Prefeito de Belém, que faleceu nesta sexta-feira (15), após uma insuficiência renal.

Emoção e muitas lágrimas marcaram os momentos que antecederam o sepultamento do corpo desde o término do velório. Na saída do Palácio Lauro Sodré, dezenas de carros, motos, ônibus e vans seguiram, em comboio até o Cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua, para homenagear o político.
Além da esposa Terezinha Gueiros, Hélio Gueiros Filho, era um dos mais emocionados. Chorou e se emocionou bastante durante toda a cerimônia de sepultamento. Terezinha, ficou o tempo inteiro ao lado do caixão, recebeu as bandeiras do Pará, do município de Belém e do Paysandu, que envolveram o caixão onde está o corpo do político e cantou durante a descida do caixão.
Quem também esteve no local foi o senador Flexa Ribeiro, bastante emocionado, ele falou sobre a importância de Hélio para o política paraense. 'É uma grande perda. O Pará perde um personagem importante do Estado, um homem de vida ativa na política, na imprensa e por onde passou. Foi um homem que exerceu a carreira política quase plenamente pois foi vereador, deputado, prefeito, governador e senador. Enfrentou dificuldades e mesmo assim não desistiu. Foi caçado pelos militares, conseguiu retornar a política com coragem de desafiar até mesmo governo federal, quando falou que não deixaria, de jeito algum, o Pará virar depósito de lixo atômico. Um homem sério mas que ao mesmo tempo não deixava de ter uma impatia singular que conquistava eleitores e até mesmo opositores, por que ele realmente não teve inimigos, teve apenas opositores. Fica como bom exemplo para as gerações futuras.
Quem também lamentou a perda de Gueiros foi a esposa de um de seus irmãos, Terezinha Góes Miranda. 'Não tenho palavras para definí-lo. Um homem de amor por sua terra, de passado brilhante e que vai deixar muitas saudades.

Dom Teodoro já tem o seu brasão



Dom Teodoro, eleito Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Pará, Brasil,  já tem o seu brasão, que traz o lema do seu episcopado: “Eis-me aqui”. O brasão do bispo inclui símbolos que têm a ver com a realidade social, cultural, religiosa e com aspectos pessoais específicos e marcantes. Pode-se adivinhar o porquê da escolha destes elementos no Brasão de Dom Teodoro. Enquanto cada um tenda explicar os mesmos, nós aguardamos que ele mesmo nos venha a indicar o sentido dos vários elementos do mesmo. Dom Teodoro, eleito bispo em Fevereiro, virá a Cabo Verde onde será ordenado pelo arcebispo de Belém do Pará (Brasil), no dia 8 de Maio no espaço de Quebra Canela, Praia, onde o Papa João Paulo II celebrou a Eucaristia na sua visita a Cabo Verde. Uma vasta equipe está empenhada nos preparativos deste que será um evento religioso marcante para Cabo Verde. Dom Teodoro Tavares é o segundo espiritano cabo-verdiano a ser escolhido para o ministério de Bispo na Igreja
Dom Teodoro - Bispo eleito da Arquidiocese de Belém do Pará

Morre ex-governador do Pará Hélio Gueiros

                                             Político tinha 86 anos e sofria de insuficiência renal.

O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros morreu no começo da tarde desta sexta-feira (15) em Belém (PA), de complicações múltiplas. O velório será no Palácio Lauro Sodré, no bairro Cidade Velha, onde já funcionou a sede do governo. Político que proibiu o depósito de lixo atômico em Serra do Cachimbo, no sul paraense, ele foi enterrado hoje (16/04/2011), às 15h, no cemitério Recanto da Saudade. A mulher do político, secretária municipal de Educação de Belém, Terezinha Gueiros, está em São Paulo, em tratamento de saúde.

Segundo informações da família, o ex-governador já vinha sofrendo de várias complicações de saúde, principalmente de insuficiência renal. Há algum tempo, ele era submetido a tratamento de hemodiálise e há três meses aposentou a coluna dominical sobre política que mantinha em jornal local do Pará.

Jornalista com passagem por todos os maiores jornais do Estado, advogado, escritor e membro da Academia Paraense de Letras, Hélio Gueiros foi governador do Pará entre os anos de 1987 e 1990. Ele também exerceu mandatos de senador, deputado federal e estadual, tendo seus direitos políticos cassados à época da ditadura militar, o que o manteve afastado da vida pública por dez anos.

A prefeitura foi o último cargo público ocupado por Gueiros, que estava com 84 anos e deixou cinco filhos. De lá para cá, foi derrotado em nova tentativa de eleição, quando perdeu para o atual prefeito, Duciomar Costa (PTB).
Cearense, o ex-governador começou a carreira política ao lado de Magalhães Barata, interventor do Pará nomeado por Getúlio Vargas classificado como populista. Foi deputado federal pelo MDB, mas teve o mandato cassado.
Foi, também, senador, mas os cargos no Executivo foi que valeram a Gueiros maior publicidade. Quando era governador, desautorizou o então presidente da República, José Sarney, de enviar lixo tóxico para Serra do Cachimbo e, ainda, sancionou lei estadual que proibiu o depósito de qualquer material radioativo no Pará.
Mais tarde, o governo revelou que os Estados Unidos pretendiam não só depositar lixo atômico no Brasil, como realizar testes atômicos aqui. A permissão renderia R$ 1 milhão por dia ao governo brasileiro, caso o acordo tivesse sido cumprido.
Apelidado de “papudinho”, ele também ficou conhecido por responder de forma jocosa a reivindicações de professores e questionamentos da imprensa. Diante de ameaça de greve dos professores, respondeu com um “eu choro”.
A morte foi lamentada por políticos e comentada pela população. Além de ter passagem por episódios que ganharam repercussão nacional, ele entrou para o anedotário político local por causa do gosto pela bebida e pelas tiradas cômicas.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, disse que o ex-prefeito foi uma das figuras políticas mais marcantes que o município e o Estado do Pará já tiveram.
Correligionário de Gueiros, Jader Barbalho, presidente do PMDB no Pará, lamentou a morte e disse ter vivido encontros e desencontros com o ex-governador. “Foram muito mais encontros felizes, de verdadeira amizade”, segundo ele.
Na história política do Pará, os dois já estiveram em lados opostos, com momentos em que Gueiros chamou Jader de ladrão e apoiou o então adversário do peemedebista, Almir Gabriel, para o governo, em 1994.
Já reaproximados, Gueiros se filiou ao PMDB e até três meses atrás, escrevia uma coluna política dominical no jornal de Barbalho.
 Hélio Gueiros foi governador do Pará de 1987 a 1990


 O Senador Eleito Jader Barbalho e o Ex-Governador Hélio Gueiros em caminhada política